E hoje é aniversário do maridão!! O jantar eu posto depois, mas hj postarei uma receita que ele amoooooou!!!
Bom, vocês já perceberam que eu e meu marido estamos numa fase de lula e camarão né, uma fase meio frutos do mar… mas me digam, tem coisa melhor???
Já fiz várias receitinhas de lula e camarão, juntos ou separados, mas a deles juntinhos, e que é uma delícia é a de Camarão e Lula aperitivo que postei aqui.
Bom, estou eu no mercado, ai fiz o pedido de um peixe para fazer na brasa, já postei receitas de peixe na brasa um deles o Pintado que o post está aqui e o outro foi um Tambaqui, o post aqui, enfim, neste dia compramos uma Tainha (achamos que ficou seca na churras, e fizemos como os outros, temperamos, embrulhamos e foooogo…rsrsrsrs), voltando, o atendente estava num mal humor dos horrores, para vocês terem uma ideia, ele colocou o peixe dentro de um saco aberto e me deu, ai eu olhei e falei: “Você pode embalar? passar no papel filme pelo menos?” o cara me olhou com um desprezo juro… não preciso nem falar né, ele fez uma embalagem tão tosca que depois eu que fiquei cobrindo com um milhão de saquinhos de salada sabem?
Tá, não quero falar do mal educado e sim, das lulas, para minha sorte os camarões nem precisei pedir para o mal educado, pois já tinha uma embalagem pronta que eu peguei, ai eu fui e pedi as lulas, gente, eu pedi 5, que é o que sempre peço, mas nem fiquei olhando, ai o querido com toda a educação que alguém não lhe deu vira e fala: SÓ TEM TRÊS!!!, ai na balança eu já vi que o preço estava maior que o normal, e falei, ok, pode ser três.
Ai quando peguei, a hora que vi o tamanho das lulas, juro, quase voltei lá e falei: AMIGO ENGOLE SEU MAL HUMOR ESTAS LULAS ESTÃO MAAAAAAAAAARAVILHOSAS!!!! rssrsrsrsrsrs
Quando eu cheguei em casa, parecia criança sabe! mas, elas eram muuuito grande mesmo, então qual foi minha ideia… fazer metade dos camarões com apenas uma lula de aperitivo, e o peixe e no dia seguinte esta maravilha de risoto… vou falar, melhor ideia que já tive!!!! kkkkk
Limpei, cortei as lulas, deixei tudo prontinho e geladeira!!!!
Domingão chegou, e iuhuuuuuuuuuuuu hora do almoço…. e lá vamos nós para receitinha!!!!
Ps. você pode fazer com qualquer arroz tá, não precisa ser com o selvagem (vermelho), para falar a verdade eu ia fazer com o arbóreo, mas tinha acabado, então eu tinha o vermelho e uma preguiça danada de ir comprar qualquer outro… rsrsrsrs!
Ingredientes:
10 camarões sem cabeça, sem rabo, sem casca, ou seja, limpinhos!!!
2 lulas médias (grandes em relação as que eu sempre compro… rsrsrsrs) vocês verão que nas fotos tem três patinhas, mas é que no dia anterior eu esqueci de usar… rsrsrsrs
1 xicara de arroz selvagem (o arroz selvagem é o vermelho), não esqueçam, pode usar o arbóreo, o negro, o que você quiser!
2 colheres de sopa de manteiga;
1 xicara de vinho branco;
3 dentes de alho picadinhos;
700 ml de caldo de legumes;
200 gr. de queijo ralado (usei o parmesão e ralei na hora);
Sal e pimenta (usei um tico da baniwa) a gosto.
Modo de Preparo:
Primeiro você vai preparar a lula e o camarão, para não bater o desespero de fazer tudo junto ok?
É quase igual a lula e camarão aperitivo que postei, a diferença é que só coloquei sal, não coloquei o alho!
Frite só na manteiga por 2 minutos de cada lado e reserve!
Olha como eles vão ficando lindões, olha o tamanho das patinhas.. aiii amo patinhas!!!
Bom, neste dia soltou muita agua, não sei porque, ai resolvi reservar e usar como caldo no risoto!
Pronto, agora refogue em metade da manteiga o alho e a cebola;
Quando estiverem começando a dourar, você coloca o risoto, e mexe!
Coloque o vinho, e mexa até o álcool evaporar (DICA: você saberá que o álcool evaporou quando parar de sentir o cheiro)!!
Comece acrescentando o caldo de legumes, concha por concha;
Em uma das conchas, caso suas lulas e camarões tenham soltado o caldo, coloque também, senão, coloca só o caldo de legumes;
Quando o risoto estiver encorpado (gente, o arroz selvagem, vermelho, negro, eles ficam mais durinho mesmo), você acrescentará o restante da manteiga;
Mexe, desliga o fogo e acrescenta o queijo ralado;
Pro último, os frutos do mar;
Mexa delicadamente, eu não coloquei as patinhas, mas mexe tudo, tampa, e deixa uns 2 minutos (nesta hora eu coloquei as patinhas para elas pegarem o calorzinho da panela)!!
Sirva e devore em seguida!!!!
Ficou lindo e delicioso!!!
2 comentários em “Risoto de Arroz Selvagem com Frutos do Mar”