Eu sei, já começo confessando, estou mto mto atrasada, mas pensem só, vocês ainda não perderam o Burger Fest e sabem por que?????? porque ele começou dia 15 (tudo bem, foi sexta, mas hj é só segunda) e vai até dia 31/05/2015.
O Burger Fest é considerado um dos maiores eventos de hambúrguer do muuuuuundo, e aqui chega à sua 6ª edição, e este ano ainda terá edições em Porto Alegre (cidade que já morei e amo com todo meu coração), Rio de Janeiro (se tem em SP tem que ter no RJ né… rsrsrs), Belo Horizonte (ahhh terrinha do maridão não poderia ficar de fora e Recife, huuuuum, não sei o que dizer de Recife… nunca fui da para acreditar?????
Quem patrocina é o Ketchup super top Hellmann´s e acreditem nem sou paga para falar isso, ele é bom mesmo e ponto… rsrsrsrs
Em novembro de 2014, mais de 100 mil pessoas estiveram nos restaurantes participantes e isso só em SP, e isso que a estimativa deste ano é cerca de 200 mil hambúrgueres vendidos… affffff apesar que só eu poderia comer um por dia… talvez até dois… rsrsrs
Bom, e Heleninha, porque você está falando da Burger Fest no blog??? vocês devem estar se perguntando, mas eu conto, conto tudo, eu fui convidada à participar do Burger Academy, evento simplesmente delicioso patrocinado pela Hellmann´s e onde aprendi a fazer o hambúrguer perfeito, e trouxe para vocês toooooodas as dicas…
Aprendi no evento, que até o pãozinho influencia, e assumo, quando fiz o hambúrguer comprei um tosco e juro, realmente da muita diferença…
Gente, desde que comecei o blog aprendi que ingredientes bons fazem todas as diferenças…. Não tem segredo, juro, tudo afeta, faz diferença e é impressionante….
Vamos as dicas e receitas que aprendi….
Como Escolher a Carne:
Gente, vocês lembram da receita que postei (link aqui) mas juro, é só para compararem, não é mais para fazer a outra receita, ou melhor, façam, assim vocês conseguirão comparar….
Aprendi no Burger Academy que você pode usar carne de 1ª e 2ª e mistura-las, assim você até enriquece o sabor, o ideal é que não tenham nervos, quanto menos melhor….
As carnes mais comuns são? peito, contra filé, fraldinha, maminha, acém, picanha e alcatra.
Gente, vocês não vão acreditar… NÃO VAI OVO… nem farinha, nem outros produtos… já sentiram a diferença né… kkkk
DICAS
Sabem qual a dica mais importante para o hambúrguer perfeito??? Gordura… siiiiim, ela que faz a diferença… Ela ajuda a modelar, dar firmeza e dão suco e sabor à carne… juro, parece estranho, mas estou com agua na boca já….
A proporção nunca deverá ser superior a 20% ou inferior a 15% do peso da carne…. e faz toda a diferença na montagem do hambúrguer e também no preparo e suculência.
A carne que eles mais indicaram no dia foi a fraldinha, por ser muito vermelha e com muito sangue e quantidade de gordura razoável.
Eles deram duas dicas de Blend (mistura das carnes) para termos o hambúrguer perfeito:
Blend 1:
500gr. de miolo de acém;
500gr. de peito;
500gr. de fraldinha;
300gr.de gordura do peito (eles adicionaram 20% de gordura a 1.5kg de carne, totalizando 1,8kg)
Blend 2:
500gr. de miolo de acém;
500gr. de peito;
500gr.de baby beef;
300gr. de gordura do peito (foram usados 20% de gordura a 1.5kg de carne, totalizando 1,8kg).
Dicas de Temperos, Tamanho e Cozimento:
A dica que eles deram e colocar o tempero sobre o hambúrguer só na hora que for “chapear” o hambúrguer, chapear é isso mesmo, colocar na chapa, grelhar, fritar…. Eles ensinaram que temperar antes desidrata a carne.
O Hambúrguer vai de acordo com a preferencia de cada um… o mais indicado é em torno de 160 gramas até 250 gramas… para mim, não preciso nem dizer que seria a segunda opção né??? tem que ter na média 1,5 centímetro de altura com 10 centímetros de diâmetro… Para quem faz em casa eles super indicam o de 160 gramas por causa da temperatura do fogão, pois não é tão potente quanto a de uma hamburgeria….
Para o cozimento, eles deram as diferenças, a chapa e a frigideira tem o mesmo processo de cozimento, mas a temperatura é totalmente diferente.. A chapa retém mais calor, o que permite tostar as superfícies sem cozinhar inteiramente. A grelha tem o diferencial no sabor. Explicaram que discos mais altos ficam melhor na grelha e os mais finos nas frigideiras ou chapas.
Eles dizem que você tem que fritar, chapear ou grelhar no máximo 10 minutos, cinco para cada lado, mas esta não é uma regra, você faz como gosta, eu por exemplo, nunca passarei dos 10 minutos pois gosto dele rosadinho….
Outro detalhe que eles falaram que é importantíssimo, ter um abafador, pois ele te ajudará no cozimento da carente…
Bom, todas as dicas passadas, vamos as montagens e receitas que eles nos deram e eu passarei todas à vocês….
Sugestões de Montagem:
Americano:
200gr. de fraldinha moída,
2 fatias de queijo cheddar,
2 fatias de bacon bem crocante,
alface crespa,
tomate caqui,
pão tradicional de hambúrguer (de boa qualidade)!
Brasileiro:
200 gr. de fraldinha moída,
2 fatias de queijo coalho,
1 ovo frito,
folhas de alface e tomate,
Acompanhado por maionese caseira e pão tradicional de hambúrguer.
Antes de continuar o hambúrguer perfeito devidamente mordido e rosado….
Francês:
200 gr. de fraldinha moída,
2 fatias de queijo brie,
folhas de agrião,
béarnaise e pão francês.
Mexicano
200gr. de fraldinha moída,
2 colheres de chá de creme de queijo,
chilli beans,
creme azedo,
alface americana.
Receitas dos molhos:
Molho Béarnaise
3/4 de colher (chá) de pimenta do reino;
1 colher de sopa de estragão seco;
3 caules de estragão fresco picados;
90ml de vinagre tinto;
45ml de vinagre de vinho branco;
90ml de agua;
180ml (cerca de 8 gemas) de ovos frescos;
720ml de manteiga clarificada, morna;
3 colheres de estragão picados;
sal a gosto
– Coloque em uma panela pequena a pimenta do reino, o estragão seco, os caules frescos e o vinagrete. Reduza em fogo médio até que esteja quase seco. Acrescente o vinho e a água e coe em uma tigela de aço inoxidável.
Bata as gemas com a redução e coloque em banho Maria sobre agua fervendo suavemente, cozinhe batendo sempre, até que os ovos engrossem e formem fitas quando caírem do batedor.
Adicione a manteiga aos poucos, em fio fino, batendo constantemente, até quando a manteiga estiver toda misturada e o molho tiver engrossado. Acrescente o estagrão e acerte o sal.
Pode ser usado também, cerca de 20 ml de suco de limão para quebrar um pouco a consistência.
Creme de Queijo:
560gr. de queijo fontinha picado;
340gr. e cream cheese;
1 colher (s0pa) de sal;
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída;
360ml de creme de leite fresco;
– Faça um purê com os queijos até que derretam e formem uma mistura bem homogênea. Tempere com sal e pimenta do reino e coloque o creme de leite batido até que estejam bem misturados, sem quaisquer grumos. Cozinhe em banho Maria até formar um creme grosso.
Creme Azedo:
200ml de creme de leite fresco;
1 colher (sopa) de suco de limão;
1 colher (chá) de sal
– Bata tudo no liquidificador até ficar firme.
Bom, foi isso, depois é só montar a maravilha, se me conhecer pode inclusive me convidar para degustar que vou amar ok…
Ahhhhhh outra dica, quando estiver grelhando o hambúrguer não é para ficar apertando tá…. você vai colocar na frigi, na grelha ou onde quiser e vai esperar 5min e virar SEM APERTAR…
Juro para vocês, foi o melhor hambúrguer que já comi…
E o evento, simplesmente incrível…. por mim, poderia ir toda semana… rsrsrsrsrssrs
Para mais informações sobre o Burger Fest vocês podem acessar o face deles, http://www.facebook.com/burgerfestoficial
Para saber mais sobre a Hellmann´s: http://www.hellmanns.com.br
Espero que gostem
bjo
Heleninha