E ontem de noite comecei a colocar o curso de culinária francesa em prática!!!
Fui jantar na casa da minha irmã e o cardápio: fondue de queijo e de sobremesa o Crème Brûlée!!!
E o medo de dar errado??? Aiiiiiii, mas não deu!!! Ficou maravilhoso!!!
Foi um sucesso!!!!
Não ficou com gosto de ovo, a textura ficou perfeita e a casquinha??? Huuuuum!!!
Vamos a receita???
Ingredientes:
500 ml de creme de leite fresco;
500 ml de leite;
1 xícara de chá de açúcar (180 gramas);
9 gemas (as claras não serão utilizadas!!);
Açúcar para queimar depois!!
E ela, a fava de baunilha!!!
Um pouquinho sobre a fava de baunilha: ela vem de uma orquídea!! É superperfumada, e da o toque na receita!!
Abra a fava, tire as sementes, pois elas que darão o sabor e aroma!!!
Modo de Preparo:
Pré aqueça o forno, 180 graus!
Misture o leite, o creme de leite, o açúcar e a baunilha (que você já abriu e separou as sementes) nesta hora vc pode colocar o cabo também, para pegar bastante sabor, mas depois terá que tirar!!!
Aqueça e reserve!! Não é pra ferver, apenas aquecer!!!
Dica da Heleninha para que seu creme não fique com gosto de ovo: coloque as gemas em uma peneira e fure! Deixe escorrer, SEM APERTAR!!!
Aqui, parece que as gemas foram colocadas em fios, mas NÃO… vc fura, e tem que mexer a peneira para que ela escorra (não esqueça que não pode apertar…) a peneira que eu utilizei tinha um fundo bem funil, dando este efeito de fios, enquanto eu mexia para as gemas escorrerem!!!
Bata bem as gemas!! (até elas ficarem com a cor mais clara, perderem o amarelão, formando até aquela espuminha… mas não exagerem!! depois tiro uma foto de como elas tem que ficar)
Quando a mistura de leite der uma esfriada, ficar morno, comece a colocar as gemas, devagar e mexendo sempre!!
Misture bem, e coloque a mistura nos ramekins, até 2/3 do espaço!!
Leve para assar em banho Maria por aproximadamente 30 minutos ou até ficar firme!! Forno à 180 graus!!
Tire do forno e deixe esfriar, pode colocar no freezer para acelerar!!
Depois que estiver gelado, coloque o açúcar por cima!!
Coloque pouco, senão fica difícil de queimar!!!
Queime com o maçarico!!!
Sirva em seguida!!!
Uma foto dele quebrado!!! Ficou muuuuuito gostoso!!
Agora, pra vocês verem que aqui tb as vezes passamos do ponto, os primeiros ramekins ficaram um pouco a mais de tempo, então criou uma casquinha no forno, eu tirei e fiz a casquinha do açúcar!!! Ficou uma delicia!!!
Olá querida,
sou apaixonada com essa sobremesa, para mim uma das mais perfeitas! Mas sempre tive medo de fazer justamente por causa do sabor do ovo… mas agora vou tentar seguindo seu passo 😉
Fiquei com algumas dúvidas: ví que colocou a gema em fios, isso altera em alguma coisa? Até que ponto tenho que bater as gemas, até virar um creminho? A fava, ou melhor, as sementes somem no creme ou temos que tirar? Nunca usei a baunilha natural, somente os aromatizantes…
Ufa, acho que é isso rsrsrsrsrs!
Beijinhos,
Pattiws
CurtirCurtir
Adorei suas dúvidas, vou até alterar na receita…
Não é que coloquei a gema em fios, na hora de peneirar (não esquece que não pode apertar) então fui mexendo a peneira, que tem um fundo de funil, então deu a sensação de que ficou em fios…
Bate até virar um creminho sim… a hora que ficarem menos amarelas do ovo, sabe quando vc bate e ela perde aquela cor? faz até a espuminha? é esta a textura certa…
A fava, huuuuum como estou apaixonada por ela… bom, vc vai colocar no fogo a fava e as sementinhas separadas, a fava em si vc tira, as sementinhas não!!! agora se vc achar que ficaram mto grandes, ai sim vc peneira, mas elas geralmente dissolvem ou ficam bem pequeninas….
Adorei mesmo as suas dúvidas, pois são coisas que as vezes faltam que nem percebemos né… mas já vou incluir tudo na receita!!!
Super beijo!
Heleninha
CurtirCurtir
rsrsrsrsrs verdade, às vezes nem percebemos que ficam faltando alguns detalhes! Muito obrigada por esclarecer as dúvidas e assim que fizer te conto como ficou! Pelo visto terei uma noite toda a là Helein 😉
Beijinhos
CurtirCurtir
Opaaaaa… espero que seja uma noite mega master… e me conte depois tudinho hein…
Seguindo as dicas, dará tudo certo!!!
Superbeijo
Heleninha
CurtirCurtir
Amo demais essa sobremesa, mas nunca fiz pq não tenho o maçarico
Não tem outra alternativa, né?!! 😦
E parabéns!!! Suas receitas e seu modo de explicá-las são muito legais! Bjos
CurtirCurtir
Oi Cel,
Que bom que gostou da forma como estou fazendo o blog, mas é para as pessoas verem que a cozinha não é este bicho de sete cabeças, que da pra fazermos coisas práticas, bonitas e saborosas… e tb da para fazermos pratos mais sofisticados…
Enfim, sem o maçarico vc não consegue fazer a casquinha do Crème Brûlée, que pra mim é a graça do doce…
Se vc mora em SP, tem uma rua no centro que vende e é baratinha, Rua Paula Sousa, lá tem várias lojas com produtos para cozinha…. Se morar aqui eu acho que vale a pena dar uma passada lá!!
Beijo!
Heleninha
CurtirCurtir
Toda vez que vejo Crème Brülèe eu lembro do filme “O Fabuloso destino de Amélie Poulain” e um de seus pequenos prazeres: quebrar a casquinha do crème brûlée com uma colher ! Adorei o post!!!!
CurtirCurtir
Que delicia de comentário!!! Minha sobremesa fazendo vc lembrar de um clássico do cinema!! Adorei!!! Mas realmente, quebrar a casquinha é muito bom, ainda mais degustando depois!!
Bjo
CurtirCurtir